A pandemia da covid-19, além de gerar a possibilidade de mudanças nos calendários dos vestibulares, também vai mudar o formato dos processos seletivos nas principais instituições de ensino superior da região de Campinas. As que têm vestibular no meio ano, por exemplo, estão precisando buscar soluções rápidas para selecionar os novos estudantes sem interromper o isolamento social.
Na Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, a alternativa encontrada foi a realização do vestibular no formato online, marcado para o dia 21 de Junho, considerando também a nota do Enem de 2019. O porta-voz, Rui Brito, procurador institucional da faculdade, explica que a avaliação será composta por duas partes de forma não presencial, contribuindo para evitar aglomerações.
Para evitar fraudes, Rui Brito explica que será usado um identificador de IPs, webcam e sistema anti-fraude de verificação de resposta. Na Unicamp não há vestibular de meio de ano, e a universidade está aguardando para verificar se o Enem será adiado em 2020 para definir as normas. Caso seja, provavelmente o vestibular do final de ano da Unicamp será desmarcado. As inscrições estão previstas para agosto. Já a Universidade Presbiteriana Mackenzie estuda um sistema de vestibular de forma presencial, porém com distanciamento.