O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, assinou um decreto que estabelece a reabertura gradual em shoppings e comércio de rua, missas e cultos religiosos a partir da próxima segunda-feira. A permissão de funcionamento é de quatro horas, em conformidade com o decreto estadual para cidades que estão na faixa laranja. Ao contrário do que Jonas pretendia anteriormente, os restaurantes continuam sem permissão para abrir.
Ele explica que o governador João Doria, do PSDB, negou o pedido para aumentar o horário de funcionamento e reabrir mais setores do que o previsto nesta fase de risco de contaminação e disponibilidade de leitos em que se enquadra a cidade. Escritórios em geral, como advocacia, arquitetura, turismo, contabilidade e imobiliárias terão permissão para funcionar.
O comércio de rua poderá abrir de 12h às 16h e os shopping centers, das 16h às 20h, com restrição de 20% da capacidade e proibição de funcionamento da praça de alimentação e atividades e eventos culturais e de lazer. As atividades religiosas estão permitidas por um período que ao todo não ultrapasse quatro horas, mantendo um distanciamento mínimo de um metro e meio entre os frequentadores, também com restrição de 20% da capacidade e será proibida a participação de pessoas com mais de 60 anos de idade e pessoas com doenças crônicas, ou condições de risco nas atividades religiosas.
Jonas afirmou que os estabelecimentos que não respeitarem a regras serão multados. A prefeitura está solicitando aos comerciantes a impressão da declaração de estabelecimento responsável, que deverá ser afixada em local visível na entrada do estabelecimento. A declaração será emitida gratuitamente na página oficial da internet sobre coronavírus da Prefeitura de Campinas: covid-19.campinas.sp.gov.br, com as orientações e esclarecimentos das autoridades sanitárias.