CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto retrocede no plano de flexibilização

O aumento na ocupação de leitos hospitalares e no número de óbitos em Ribeirão Preto levou a cidade a regredir no Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. A

Ribeirão Preto retrocede no plano de flexibilização
O aumento na ocupação de leitos hospitalares e no número de óbitos em Ribeirão Preto levou a cidade a regredir no Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. A cidade estava classificada na faixa laranja, que permite a liberação com restrições das atividades não essenciais. De acordo com o prefeito da cidade, Duarte Nogueira, […]

O aumento na ocupação de leitos hospitalares e no número de óbitos em Ribeirão Preto levou a cidade a regredir no Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. A cidade estava classificada na faixa laranja, que permite a liberação com restrições das atividades não essenciais. De acordo com o prefeito da cidade, Duarte Nogueira, a região tem um dos menores índice de letalidades pela  covid-19 em comparação às cidades paulistas com mais de 500 mil habitantes.

Os indicadores de leitos de UTI para tratamento da doença, para cada 100 mil habitantes é bem avaliado, porém o aumento no registro dos índices negativos na última semana resultou no retrocesso do nível dois para o nível um, a faixa vermelha do plano, que representa alerta máximo. Neste caso só é permitido o funcionamento dos serviços essenciais, incluindo as modalidades de drive-thru e delivery.

Ribeirão Preto é a sede da 13ª Diretoria Regional de Saúde do Estado que responde por 26 municípios e uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes. Na região, o número de internações registrou um aumento de 51% e 100% nos casos de óbito no período de uma semana para a outra. Do total de 154 leitos para covid-19, 121 estão na cidade.

Com o rebaixamento a ordem atrásra segundo o prefeito Duarte Nogueira é intensificar as ações de conscientização da comunidade, pois a responsabilidade tem que ser coletiva. Dentro deste conceito, ele explicou que já ocorreu uma reunião entre os prefeitos dos 26 municípios com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado para alinhar as condutas.

A proposta é que a região saia da fase um e salte para a fase três do Plano São Paulo. A retomada a fase um entra em vigor nesta segunda-feira, 15, e se estende ao logo de duas semanas consecutivas. A medida adotada pelo Governo do Estado está sendo cogitada para ser implantada também em Campinas, onde os índices negativos continuam em franca expansão.

Conteúdos