As empresas privadas de São Paulo que fazem testes de covid-19 terão que apresentar os resultados dos exames para o cadastro público estadual. A notificação torna-se obrigatória para os laboratórios particulares, conforme afirmou o governador João Doria, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 08, no Palácio dos Bandeirantes. Deste modo, o estado vai ampliar o índice de testagem, passando dos atuais 08 mil para 30 mil exames por dia.
O governo entende que haverá maior transparência no processo de notificação dos casos de covid-19 e ajudará as autoridades a terem uma ideia melhor sobre o avanço da pandemia. De acordo com o governador João Doria, será possível ter uma visão mais abrangente sobre a doença e ajudar o Comitê de Contingência da Covid na tomada de decisões. “Estamos ampliando nossa capacidade de testagem para 30 mil exames por dia. Além de trazer mais transparência na divulgação dos dados, nós teremos uma visão mais abrangente da pandemia no estado de São Paulo”, afirma.
A secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, afirmou que a ampliação da testagem, com a notificação feita pelos laboratórios particulares, vai permitir que o estado acompanhe em tempo real a evolução da pandemia. “Isso será muito importante para a gente saber o nível de contato da população com o vírus. É uma visão mais próxima da realidade do estado de São Paulo”, disse. Nesta segunda-feira, 08, o estado de Sâo Paulo havia registrado 144.593 casos confirmados e 9.188 mortes por covid-19. A taxa de ocupação de leitos estava em 67,5% no estado e 75,5% na Grande São Paulo.