Ouça ao vivo

Shoppings de Campinas reabrem com filas

Foto: Danilo Braga

No primeiro dia de reabertura gradual, os shoppings de Campinas registraram uma grande movimentação. Os estabelecimentos, que agora funcionam em horário reduzido, registraram filas nas portas antes de abrir. Os locais puderam retomar suas atividades nesta segunda-feira, 08, após um longo período de inatividade por causa da quarentena. De acordo com o plano São Paulo, os shoppings poderão funcionar no período entre 16h e 20h, com 20% de sua capacidade. Praças de alimentação, cinemas, teatros, academias, salões de beleza e serviços de valet não podem funcionar.

A reportagem da CBN esteve em alguns shoppings da cidade para acompanhar o retorno às atividades. E muita gente resolveu comparecer. No Campinas Shopping, por exemplo, uma grande fila se formou na portaria principal antes mesmo da hora de abertura. No local, funcionários orientavam os consumidores a manterem o distanciamento enquanto aguardavam. Quando o shopping enfim reabriu, entrava apenas uma pessoa por vez após medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool gel.

De acordo com o gerente de marketing do Campinas Shopping, Rodrigo Correia, o estabelecimento se preocupou em atender a todas as exigências das autoridades em saúde, para criar um ambiente seguro. “A gente se preparou aqui no shopping da melhor maneira possível para receber as pessoas com segurança e cuidado. A gente espalhou pelo mall adesivos pelo chão, a fim de manter o espaçamento e o distanciamento de filas, com indicações nos elevadores e nas escadas rolantes. Colocamos álcool gel em todos os pontos do shopping. A praça de alimentação não está aberta, porque nós estamos seguindo a risca o decreto das autoridades”, afirmou.

No Iguatemi, a situação foi parecida. Ainda no final da tarde, muitos carros enchiam o estacionamento externo do shopping. Na entrada principal, o mesmo procedimento de segurança: funcionários pedindo que as pessoas mantivessem o distanciamento e medição da temperatura das pessoas, antes que pudessem acessar as lojas. A assessoria do Iguatemi informou que ninguém da direção gravaria entrevista.

Além da grande movimentação dos estabelecimentos no primeiro dia de reabertura econômica em Campinas, quem comemorou foram os lojistas. Prejudicados pela crise econômica provocada pela pandemia, eles também se prepararam para a retomada em segurança das atividades. Gerente de uma joalheira, Paula Besali, disse que adotou todas as medidas de segurança, permitindo a entrada de apenas dois clientes por vez na loja. “Além de tudo higienizado, a gente isolou, colocando uma fitinha aqui na frente da loja. Então só entra de dois em dois clientes. Quando esses dois forem atendidos, entram mais dois. E no momento em que eles são atendidos, fica um em um lado da loja em uma mesa e o outro no lado oposto. Então, como foi pedido, a gente mantém uma distância entre um cliente e outro”, explicou.

Entre os consumidores que aguardaram na fila para poder frequentar os shoppings em Campinas, o primeiro dia foi bem tranquilo. Misael da Silva disse que aprovou as medidas de segurança adotadas pelos estabelecimentos e espera que este tenha sido o primeiro passo para a volta da normalidade. “Pelo que eu vi aqui está bom, está bem estruturado. Na entrada estão medindo a temperatura, passando álcool em gel na mão certinho. Está começando a andar bem. Vamos ver agora como que vai ser nas próximas semanas”, disse. Casos os shoppings não cumpram com as determinações impostas pelo poder público sobre o retorno gradual, poderão ser multados. Em Campinas, o valor da penalização é de pouco mais de R$ 1,4 mil. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado e na terceira autuação, o estabelecimento ficará fechado até o fim da quarentena.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.