SP aprova primeira semana de reabertura

Foto: Arquivo CBN

O governo de São Paulo avaliou positivamente a primeira semana após o relaxamento da quarentena imposta para o combate à pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a reabertura gradual de alguns comércios em vários pontos do estado, as taxas de isolamento social foram mantidas próximas a 50%. Neste final de semana por exemplo, os índices foram bem positivos, segundo o estado. No sábado, 06, as taxas ficaram em 49% no estado e 51% na Grande São Paulo. Os índices subiram no domingo, 07, passando para 52% no estado e 53% na Grande São Paulo. Além disso, o estado têm aumentado o número de leitos de UTI.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, os números apresentados na última semana confirmam a manutenção do processo de reabertura gradual do comércio. “Nesta última semana, as taxas de isolamento no estado de São Paulo não diminuíram. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu em todo o estado de São Paulo. Esses indicadores permitem que se mantenha o processo de reabertura gradual”, afirmou.

Sobre as UTIs, o governo de São Paulo informou que entregou mais 830 respiradores para os hospitais públicos do estado, totalizando 1.627 equipamentos entregues desde o início da pandemia. Hoje o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de UTI, com 7,8 mil unidades. Até o fim deste mês, o governo promete entregar mais mil respiradores, segundo afirmou o governador João Doria. “Estamos ampliando o número de leitos em todo estado. Nós já dobramos o número de leitos de UTI e vamos entregar mais mil equipamentos nas próximas duas semanas, ou seja, até o dia 30 de junho”, garantiu.

Além do bom índice na taxa de isolamento e do aumento do número de leitos de UTI, o estado afirma que os prefeitos paulistas têm respeitado o plano São Paulo de reabertura gradual. Dos 645 municípios do estado, cerca de 80 estão na chamada fase vermelha, o que impede o início da reabertura. O estado ressaltou a atuação do Ministério Público, que têm agido rápido em relação aos chefes do executivo que desobedecem o plano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos oferece mais de mil vagas de emprego em feirão nesta terça

Dona de adega no Campo Belo é presa suspeita de adulterar bebidas alcoólicas

Troca na Educação de Campinas: sai José Tadeu Jorge, entra Patrícia Adolf Lutz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.