Ouça ao vivo

SP vê Campinas em crise por taxa de UTI

O governo de São Paulo expressou preocupação com a situação de Campinas em relação à pandemia do novo coronavírus. Segundo a secretaria de saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deixa a região como a área do estado mais crítica na atualidade. A taxa de ocupação dos hospitais públicos está em 74%, mas a velocidade com que esse número cresce tem assustado. Em Sorocaba há uma situação parecida, com uma taxa ainda maior, chegando aos 83%.

Nas últimas semanas o aumento das internações em Campinas foi de 104%. Para minimizar os efeitos e garantir o atendimento de todas as pessoas que precisarem, o estado disponibilizou somente nesta semana 65 novos respiradores e vai enviar mais 50 equipamentos até o sábado. De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, se não fosse a intervenção do estado, o sistema de saúde público de Campinas teria colapsado. Sobre uma provável regressão do município no Plano SP, ele disse que não dá para cravar uma decisão. “Nós temos os dois, com uma taxa de ocupação próxima aos 80%, que é a taxa máxima de ocupação de leitos. Então, hoje é impossível cravar se até amanhã essa taxa vai ficar acima dos 80%”, afirmou

O secretário de saúde, José Henrique German, também demonstrou preocupação e disse que o estado tem se esforçado para ajudar o município a disponibilizar novos leitos de UTI. “Estamos ajudando Campinas, ajudando Sorocaba, para que eles passem por essa fase. Campinas deverá ter um aumento do número de leitos bastante expressivo até o final de semana. O nosso AME chegará aos 35 leitos hoje. Então, com isso, nós estamos aumentando a estrutura, com a prefeitura e as regionais de Campinas e Sorocaba”, garante.

Nos últimos dias, Campinas tem registrado diariamente números recordes de casos confirmados e de mortes por covid-19. A prefeitura e o estado estão ampliando a rede de atendimento, aumentando a oferta de leitos públicos no Ambulatório Médico de Especialidades e em hospitais como o Metropolitano e a Santa Casa. A UPA Carlos Lourenço também passou a atender exclusivamente casos de covid-19. Desde a semana passada, o estado vem alertando o município sobre uma possível regressão da cidade no Plano SP, o que poderia fechar o comércio novamente. O governador João Doria deverá se manifestar nesta sexta-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.