Ouça ao vivo

Comércio tem denúncias sobre condições de trabalho

Foto: Danilo Braga

O número de afastamentos por covid-19 de trabalhadores do comércio de Campinas considerado essencial não pode ser tabulado pelo sindicato que representa a categoria por não haver uma lei que determine essa notificação específica à entidade sindical.

No entanto, o sindicato dos comerciários de Campinas informou que ocorrem denúncias de que alguns supermercados e farmácias, por exemplo, não estariam adotando medidas necessárias para garantir a segurança da saúde dos trabalhadores.

Segundo o coordenador de comunicação da entidade, Renato Bertani, os casos representam uma minoria. Ele explica que as denúncias mais comuns são as relacionadas à falta de itens de proteção individual e de higienização.

Outra situação alvo de denúncia é a própria falta de compreensão do consumidor, que em alguns casos se recusa a atender as normas para evitar aglomeração. Renato explica que as denúncias chegam através do Ministério Público ou diretamente do trabalhador.

Após notificado, o estabelecimento quase sempre corrige a situação. Para que o sindicato passasse a ser comunicado sobre os os afastamentos gerados pela doença seria preciso haver uma alteração na lei, classificando a covid-19 como acidente de trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.