Ouça ao vivo

Varejo registra a maior queda da história desde 2001

A pandemia do novo coronavírus provocou a maior queda da série histórica de avaliação do desempenho do varejo. Segundo os dados do Indicador de Atividade do Comércio apurado pela Serasa Experian, as vendas no varejo apresentaram um recuo expressivo de -31,8% em abril deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

O índice é o maior desde janeiro de 2001, quando teve início a série histórica. Só para se ter uma ideia, a última vez que o comércio havia sentido um tombo tão expressivo foi em janeiro de 2002, quando houve uma queda de -16,5%. O recuo histórico das atividades está diretamente ligado às restrições de mobilidade e ao isolamento social adotados para combater a covid-19.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a luz no fim do túnel vai depender da evolução da pandemia, que no Brasil continua em expansão. Na opinião dele, mesmo com a adoção de ações planejamento e flexibilização da economia, a falta de confiança e o medo do consumidor de sair de casa vai continuar impactando negativamente por um bom período. A previsão do economista paro o início de uma retomada é para o final do ano, ou somente a partir de 2021.

Em 2020, o indicador já acumula resultado negativo de -10,1% frente aos quatro primeiros meses do ano passado. Para o economista, outro fator que vai interferir negativamente nos índices é a falta de recurso dos consumidores, principalmente pelo aumento no número de desempregados. De acordo com ele, a queda mais acentuada no varejo foi nos setores de consumo não essencial, como móveis, veículos entre outros. Nesses segmentos, que oferecem crédito, as quedas chegaram a 40%. Mesmo os setores de consumo imediato, como combustível e supermercado, a redução também foi considerável e chegou a 24,3%.

De acordo com o economista Luiz Rabi, o indicador de Atividade do Comércio é baseado no número de pessoas que passaram pelo comércio. Para os comerciantes que tiverem que fechar as portas, a recomendação do economista é procurar as linhas de capitais de giro emergenciais que estão sendo oferecidas pelo governo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.