Ouça ao vivo

Vereador diz que pandemia está fora do controle

Diante do aumento diário no número de contaminados e de mortes provocadas pelo novo coronavírus, o vereador Pedro Tourinho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, pediu que Campinas adote imediatamente o lockdown, sistema que obriga as pessoas a ficarem em casa. Para ele, a flexibilização da economia foi um erro, pois do ponto de vista da saúde pública, não é o momento para uma reabertura das atividades.

O reflexo é sentido no aumento dos números de infectados, de óbitos e na saturação dos leitos hospitalares. A taxa de ocupação em UTIs já bateu recorde, tanto nos leitos públicos como nos privados. Os 120 leitos da rede municipal para covid-19 estão totalmente ocupados. Na rede estadual e privada, a situação não é diferente. Na somatória, a ocupação de todos os 318 leitos da cidade é de quase 100%.

De acordo com o vereador, o plano apresentado pelo prefeito Jonas Donizette estabelecia monitoramento e regressão nas medidas de flexibilização caso os números se elevassem, e o que ocorreu foi o contrário. Para o parlamentar, que também é médico sanitarista, a situação atual está fora de controle. O vereador Pedro Tourinho, que já entrou com representação no Ministério Público, cita que os dados atuais são refentes ao período anterior à flexibilização. Com a movimentação intensa no comércio, o problema poderá ser ainda pior nas próximas semanas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.