Abaixo de 2019, vendas sobem de maio para junho

Foto: Marco Guarizzo

O varejo na Região Metropolitana de Campinas teve nova queda na pandemia na comparação com 2019. As vendas em junho ficaram 22,5% abaixo do mesmo mês do ano passado. A queda foi de R$ 303,6 milhões para R$ 235,3 milhões.

O resultado coletado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas em junho, porém, foi 17,9% maior do que o registrado em maio. E por isso o economista da Acic, Laerte Martins, pondera ao projetar o restante do ano.

“Há uma elevação muito boa no faturamento, o que acaba dando um bom sinal da atividade para o segundo semestre, mas precisamos ficar atentos”, explica.

A cautela de Laerte se explica pelas leituras negativas e positivas dos números. O Dia dos Namorados, por exemplo, ficou 40% abaixo do último ano. No e-commerce, no entanto, a data cresceu justamente 40% de 2019 para 2020.

A busca pelo incremento das vendas on-line, seja por delivery, ou pelo drive-thru, aliás, é a melhor solução, já que as atividades estão restritas por conta do contágio e das mortes por coronavírus em Campinas e nas cidades vizinhas.

“O comércio eletrônico se tornou uma ferramenta de bom calibre, principalmente para os comerciantes que não estavam neste segmento”, diz.

Ainda segundo a Acic, junho teve 19,8% de alta na inadimplência se comparado a maio. Na relação com junho de 2019, a taxa foi de 3,16%. O maior aumento de um ano para o outro nas vendas físicas, 14,9%, se deu entre os supermercados.

Móveis, eletros e lojas de departamentos tiveram ampliação de 3,5% de junho do ano passado para o sexto mês deste ano. Por outro lado, a queda no turismo foi 74,5%, entre os salões de beleza, 60,5%, e, para bares e restaurantes, 58,2%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.