Ouça ao vivo

Bares e restaurantes da RMC demitem 22 mil

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas, a Abrasel, entre 7 a 13 de julho aponta que o setor de alimentação fora do lar ampliou o número de demissões de 15 mil para 22 mil em um mês.

O número de estabelecimentos que encerraram as atividades saltou de 2,4 mil para 4,5 mil, de acordo com o levantamento.

Segundo a Abrasel, o número de pessoas demitidas pelo setor representa 36,8% dos postos de trabalho na região. A expectativa dos empresários é de que este percentual deva aumentar nas próximas semanas, passando dos 50%, com cerca de 30 mil desligamentos, sendo 15 mil só na cidade de Campinas.

Os motivos alegados são a impossibilidade de realizar vendas, fazer caixa e a não liberação financiamento bancário para bares e restaurantes, que respondem por 35% do PIB da área de turismo na região.

Outra pesquisa, divulgada pela IPC Maps, indicou uma queda de 39,91% na expectativa de consumo com alimentação fora do lar neste ano.

A Abrasel apresentou os novos números de demissões e negócios fechados nesta terça-feira ao prefeito de Campinas Jonas Donizette, também presidente da Frente Nacional de Prefeitos, durante encontro com o conselho da Abrasel RMC, com cerca de 20 empresários e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da categoria.

O setor pediu ao prefeito a urgência da reabertura dos estabelecimentos na região, como já vem ocorrendo em grande parte do Brasil e no próprio Estado, de forma criteriosa e com maior período de atendimento ao público, para evitar aglomerações.

A entidade pretende que as cidades da região deixem de depender das regras de classificação do Plano São Paulo do Governo do Estado, que proíbe o funcionamento de bares e restaurantes para o público na fase vermelha da pandemia da covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.