Os testes da vacina contra o coronavírus já chegaram ao Estado de São Paulo. Cerca de 20 mil doses da chamada Coronavac vieram de uma indústria privada chinesa e estão disponíveis. Os experimentos com 9 mil voluntários começam nesta terça-feira no Hospital das Clínicas de São Paulo. Os outros locais, como o HC da Unicamp, devem iniciar o teste na próxima semana.
A previsão é de 90 dias para apresentar resultados. O governador João Dória (PSDB) diz que por contrato, caso a eficácia seja comprovada, em 2021 a vacina deve estar disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde.
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que o Brasil pode ser o primeiro país do mundo a fazer vacinação em massa contra a covid-19.
Dimas Covas rebate críticas sobre a vacina ser produzida na China e garante que o material oferece total segurança aos voluntários e futuros pacientes.
O número de casos da doença no interior alcançou o da Capital paulista. As mortes superaram a Grande São Paulo, com 5.612. Mas o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, diz que a região de Campinas, mesmo na fase vermelha, tem conseguido conter o número de vítimas da covid-19, ao contrário da região de Piracicaba.
Em todo o Estado, atualização desta segunda-feira aponta 416.434 casos e 19.788 mortes pelo coronavírus. A ocupação de leitos de UTI é de 66,8% e 282.391 pessoas já se curaram.




