A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas vai realizar o segundo Inquérito Sorológico em todas as regiões da cidade na próxima semana. Serão sorteados 2 mil endereços, nos quais os moradores farão testes de covid-19 para tentar dimensionar a subnotificação de casos, como explica o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta.
O sistema de saúde de Campinas vai contar com um novo equipamento que deve auxiliar pacientes com covid-19 que precisam de respirador. O videolaringoscópio tem uma câmera que auxilia os médicos a colocarem o aparelho com menos danos ao internado. As unidades da rede pública vão receber a ferramenta. O prefeito Jonas Donizette (PSB) afirma que o equipamento foi doado e tem alto custo.
O presidente da Rede Mário Gatti diz que a verba economizada com a doação dos aparelhos foi usada na compra de novos equipamentos para o combate à pandemia em Campinas.
Jonas afirmou que a arrecadação do município caiu durante a pandemia, mas estão garantidos os pagamentos de salários de servidores ativos e inativos no dia já determinado.
Na live desta segunda-feira, o prefeito anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara para a abertura de mais uma unidade da Casa da Cidadania, com o objetivo de fornecer alimentos a pessoas em situação de rua. Os beneficiados serão cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para receberem as refeições, que serão fornecidas gratuitamente pela Prefeitura.