CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas inicia testes de oxigenação em idosos

Começa nesta terça-feira (21) em Campinas um projeto que irá monitorar a taxa de oxigenação do sangue de pacientes idosos da cidade. O projeto-piloto será realizado em Campinas e Curitiba,

Campinas inicia testes de oxigenação em idosos
Reprodução

Começa nesta terça-feira (21) em Campinas um projeto que irá monitorar a taxa de oxigenação do sangue de pacientes idosos da cidade. O projeto-piloto será realizado em Campinas e Curitiba, em parceria com a empresa Estáter, que organiza a campanha denominada Alerta(Ar). O objetivo é auxiliar no diagnóstico precoce da covid-19, conforme explica o sócio-fundador da empresa, Pércio de Souza. “O objetivo é acompanharmos proativamente a oximetria da população acima de 60 anos, que é a mais impactada e tem mais dificuldade de ir aos hospitais. Nosso projeto tem dois objetivos principais, um é reduzir a mortalidade, e o segundo diminuir a sobrecarga nas UTIs”.

Inicialmente o projeto ficará restrito à região sudoeste, iniciando nos bairros Dic 3 e Dic 6. O Secretário de Saúde de Campinas, Dr. Cármino de Souza, detalha o que levou a região a ser escolhida. “Primeiro por termos o Hospital Ouro Verde na região, um hospital de retaguarda covid nosso. Segundo que temos centros de saúde com a estrutura que precisamos. As medições serão feitas por agente, que farão cerca de 20 medições por dia, duas por paciente”, explica.

Caso seja registrada oxigenação do sangue abaixo dos índices considerados aceitáveis, os pacientes serão encaminhados a unidades de saúde. O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que o Ministério da Saúde irá adquirir novos oxímetros, e que ele fará uma solicitação ao Ministério para que parte desses novos equipamentos sejam destinados à cidade.

Na transmissão em que o projeto foi explicado, o prefeito também anunciou que a inauguração do Pronto Socorro Metropolitano será antecipada para o mês de setembro. “Nós devemos entregar em setembro o PS Metropolitano, uma grande obra, e vai ser um equipamento muito importante. Conversei com o prefeito Luiz Dalben, de Sumaré, e o Ângelo Perugini (de Hortolândia) para um co-financiamento de operação”, afirma Jonas, que diz que o hospital não atenderá somente covid-19, e sim, ocorrências em geral.

Também foi informado na transmissão que o Hospital Ouro Verde registrou, no último final de semana, uma queda de 17% no número de pacientes com síndromes gripais.

Conteúdos