Ouça ao vivo

Campinas retrocede à fase vermelha do Plano SP

Foto: Reprodução

Campinas foi reenquadrada à fase vermelha do Plano São Paulo, que normatiza as atividades econômicas durante a pandemia. Com isso, a partir da próxima segunda-feira poderão funcionar apenas os serviços essenciais, O anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, durante pronunciamento online. Um novo decreto será publicado neste sábado no Diário Oficial retirando as permissões elencadas  no decreto anterior, como a flexibilização de atendimentos ao público em escritórios, por exemplo.

O enquadramento na fase vermelha ocorre em cidades da Região Metropolitana de Campinas, por terem ultrapassado os 80% na ocupação de leitos e a estrutura hospitalar de Campinas atende  pacientes de outras cidades da RMC. Ou seja, a área do Departamento Regional de Saúde de Campinas chegou a 80% na quinta-feira. A esperança está na instalação de mais 48 leitos de UTI já confirmados para o Hospital Ouro Verde. A expectativa é que  medida contribua para o retorno da cidade à classificação laranja e quando retornar o Comércio terá permissão de funcionar 6 horas por dia, quatro vezes por semana, de acordo com o Prefeito.

Por enquanto, as atividades que poderão funcionar são as relacionadas  como essenciais no Plano São Paulo, como hospitais, clínicas, óticas, transporte por táxi e aplicativos, segurança privada, bancos e lotéricas, bares e restaurantes exclusivamente com entrega e drive-thru, mercados, padarias, indústrias e fábricas com restrição de 30% nos refeitórios, lavanderias, construção civil, oficinas, serviços de manutenção de veículos, serviços veterinários, igrejas e cultos religiosos, concessionárias, lojas de materiais hidráulicos e elétricos. Não poderão funcionar escritórios com atendimento ao público, comércio de portas abertas, teatros, cinemas, academias, salões de beleza. Estes, estarão sujeitos a multas ou fechamento até o fim da pandemia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.