Observatório da PUC diz que pandemia segue crescendo

A Semana Epidemiológica do Observatório PUC-Campinas, com base em dados da Fundação Seade, mostra que a curva da covid-19 na Região Metropolitana de Campinas continua crescendo.

Mesmo com o Departamento Regional de Saúde 7, que abrange a RMC e as regiões de Jundiaí, Bragança Paulista e Circuito das Águas, progredindo para a fase laranja do Plano São Paulo do Governo do Estado, os números até sábado, 25 de julho, registram 68% a mais de casos, passando de 6,6 mil e 20% mais mortes pela doença, com 197 no período analisado.

O infectologista André Giglio Bueno, médico e professor da PUC-Campinas, explica que houve uma concentração de confirmações, que fez os índices saltarem também com casos mais antigos.

A aplicação de testes de covid-19 foi amplificada no Estado de São Paulo e na RMC. Mesmo assim, o infectologista acredita que os casos podem continuar subindo, mas existe estabilidade baseada na ocupação de leitos de UTI.

Na fase laranja, o comércio volta a funcionar com restrições. Para André Giglio Bueno, caso os protocolos de segurança não sejam cumpridos, os casos da doença devem aumentar mais uma vez em Campinas e nas cidades vizinhas.

Até 25 de julho, as 20 cidades da RMC somadas registraram mais de 33,5 mil casos confirmados e 1.142 mortes, com taxa de letalidade de 3,41% e 36 óbitos por 100 mil habitantes. A média da última Semana Epidemiológica apontou uma média de 900 confirmações por dia na região.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.