Desistência de compra on-line é vetada na pandemia

Foto: Arquivo/CBN

O Código de Defesa do Consumidor determina que o cliente pode desistir, dentro de uma semana, da compra de produto feita pela internet ou pelo telefone. Porém, nas novas regras aprovadas pelo Senado, há a suspensão temporária desse direito.

Durante a pandemia, na hipótese de entrega domiciliar de produtos perecíveis ou de consumo imediato e medicamentos, o consumidor não tem mais o prazo de sete dias para a desistência da compra.

De acordo com diretora da OAB , Andréia Gomes de Oliveira, presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor, se o produto estiver com algum tipo de problema como, por exemplo, os relacionados a data de validade, o direito é garantido.

Para os demais produtos a regra, inclusive para a troca, continua valendo. Neste caso, quando o produto não tem defeito cada empresa tem a sua politica. Já  no caso dos aplicativos que fazem a intermediação entre consumidor e empresas, a presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da OAB, lembra que eles também tem suas responsabilidade. De com ela, para não perder cliente muitos tem buscados outras alternativas para a entrega de pedidos feito de forma remota.

A presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor e diretora da OAB, Andreia Gomes de Oliveira, lembra que em todos os casos é sempre importante observar as regras.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.