Enquanto em São Paulo, na capital, a reabertura dos parques começa na próxima segunda-feira, porque a cidade atingiu a fase amarela do Plano São Paulo, em Campinas, por ter sido rebaixada à fase vermelha, essa possibilidade fica ainda mais distante. Ou seja, Campinas ainda precisa ser reclassificada para a fase laranja, por pelo menos 2 semanas, ter bons números para ser elevada à amarela e só depois disso ser discutida a possibilidade de abertura destes espaços.
Desde março, os parques públicos foram fechados para evitar a visitação e inibir a aglomeração. Sem previsão de reabertura, no Parque do Taquaral o jeito tem sido utilizar o espaço externo para exercício físico. Diego Oliveira é atleta de Triathlon e apesar de compreender a necessidade de fechamento, considera que o parque faz falta.
Já no Bosque dos Jequitibás, um dos mais antigos e maiores espaços de lazer de Campinas, que recebe mais de um milhão de pessoas por ano, incluindo visitantes de outras cidades, atualmente quem a gente encontra por lá é apenas o segurança, em frente à portaria trancada. Na capital, os 70 parques municipais terão reabertura gradual, com entrada e horários controlados e permissão de funcionamento de 40% da capacidade total. Os bebedouros, parques infantis e espaços para prática de esportes coletivos continuarão fechados.