Ouça ao vivo

Focos de incêndio crescem sete vezes em Campinas

Divulgação / Sistema Ambiental Paulista

A Defesa Civil registrou aumento do número de focos de incêndio em Campinas, durante a Operação Estiagem. O índice cresceu sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado.  O boletim divulgado nesta terça-feira aponta que entre 1o de maio e 28 de junho de 2020, foram contabilizadas 74 queimadas. No mesmo período, em 2019, foram 10 registros.

Historicamente, a tendência é de aumento das queimadas nos meses de julho, agosto e setembro, isso por causa do tempo seco. Em 2019, o órgão atendeu 132 focos de incêndio no trimestre: 11 em julho, 54 em agosto e 67 em setembro.

Este ano, foram realizadas 335 vistorias preventivas durante os últimos dois meses pela Defesa Civil, número 285% maior que no ano passado, quando foram feitas 87 vistorias.

O crescimento expressivo de queimadas em meio à pandemia do novo coronavírus preocupa, já que pode agravar os casos de problemas respiratórios. As áreas de incêndios são monitoradas por drones e também por imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A Operação Estiagem conta com apoio da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que aplica medidas necessárias, preventivas e punitivas no combate às queimadas. 

Provocar incêndio ambiental é crime, passível de advertência e multa que varia de R$ 290 a R$ 290 mil. Quando ocorrem em áreas de proteção especial, o valor das multas é dobrado. A população pode denunciar focos de queimada através do telefone 193. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.