Ouça ao vivo

Hortolândia repete e reforça regras na reabertura

Foto: Arquivo CBN

O comércio reabriu em Hortolândia com as mesmas regras da retomada que aconteceu em junho. Lojas com até 150 m² de área útil, por exemplo, só podem receber dois clientes por vez. Mas agora o uso de máscaras será mais cobrado.

O prefeito da cidade, Angelo Perugini, do PSD, lembra que a proteção é obrigatória para consumidores e funcionários de estabelecimentos. O decreto vale para locais fechados, ruas, e para o transporte em ônibus, táxis e apps.

O descumprimento pode ser punido com multa. O valor inicial, conforme o artigo 112 do Código Sanitário do Estado de São Paulo, é de R$ 276,10. Por esse motivo, ele afirma que espera colaboração para evitar o aumento do contágio.

“Entrar na fase laranja não significa o fim da pandemia. É apenas uma etapa, que serve para reativar parte das atividades da cidade. Mas tem que ser feito com todo cuidado para proteger a vida das pessoas”, diz o chefe do Executivo.

Apostando na mobilização e na conscientização maiores dos moradores, Perugini determinou os mesmos protocolos para o funcionamento do comércio. Além da limitação conforme o tamanho do espaço, o distanciamento nas filas é exigido.

Questionado sobre a proximidade com Campinas, considerada um dos epicentros do coronavírus e que também reabriu, o prefeito defende que há um esforço regional coordenado, principalmente sobre o número de leitos de UTI.

Além disso, alega que o município está preparado se os casos, internações e mortes crescerem novamente nos próximos dias. Entre as medidas, afirma que a população pode fazer testes nas unidades da rede pública mediante sorteio.

“Preparamos a rede de saúde municipal com a criação da unidade respiratória e o reforço da ala de UTI do Hospital Municipal Mário Covas. Estamos testando a população nas UBSs e realizando a descontaminação pela cidade”, argumenta.

Até o dia 23, segundo o site da Prefeitura, Hortolândia tinha 1.261 contaminados. Destes, 64 infectados morreram, 33 estavam internados fora da cidade, dois estavam no Mário Covas e 37 seguiam em isolamento domiciliar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar e esconder corpo de adolescente em Charqueada é preso

O homem, de 42 anos, suspeito de matar e esconder o corpo da adolescente Victoria Lorrany Coutinho, de 14 anos, deve ser ouvido nesta quarta-feira (1) pela Polícia Civil. Miguel Rodrigo Pereira foi preso na noite desta terça-feira (31), na zona rural de Piracicaba. Ele estava em uma chácara, a cerca de 60 km do local do crime. Foi o proprietário do imóvel que acionou a Guarda Municipal, após a filha reconhecer o suspeito.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.