PUC adota protocolo para cirurgias em idosos

Com a expectativa de vida maior nas últimas décadas, o aumento de fraturas em idosos, aumentou consideravelmente e ainda hoje apresenta alta taxa de morbidade e de mortalidade nesta população em todo o país.

De acordo com o chefe do setor de ortopedia do Hospital da PUC-Campinas, Carlos Augusto Matos, quanto antes for feita a cirurgia melhor, pois a cada dia após 48 horas da fratura, aumenta entre 4 a 5% as taxas de morbidade e mortalidade no idoso. Segundo ele a fratura em idosos geralmente está associada a vários fatores e aumenta no período do inverno.

O Hospital PUC-Campinas, é referência em traumas e realiza através do SUS e saúde privada uma média de 30 a 40 cirurgias ortopédicas por mês em pessoas idosas. No ano passado, o hospital foi credenciado por uma fundação internacional de estudos e prevenção da osteoporose e recentemente implantou um protocolo especifico para as cirurgias ortopédicas em idosos. De acordo com o ortopedista, Carlos Augusto Matos, o Protocolo de Cirurgia em Fratura em Idosos até 48h, estabelece uma série de critérios multidisciplinares.

Segundo o especialista, desde junho,  quando foi implantado o protocolo, 15 idosos foram atendidos, sendo que 14 passaram pelo procedimento cirúrgico dentro do prazo estipulado, o que representa 93,33% operados em até 48h da fratura.

A recomendação do chefe do setor de ortopedia do Hospital da PUC-Campinas, Carlos Augusto Matos, para evitar problemas é o diagnostico precoce da osteoporose que tem evolução lenta e na população feminina começa logo apos o período da menopausa. Além dos tratamentos farmacológicos é necessário também a adoção de medidas dentro de casa, local onde ocorre a maioria dos acidentes com fraturas em idosos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

Em Piracicaba, motorista perde controle de carro e ‘sobe’ em poste

Loja invadida por ônibus em Campinas é interditada

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.