Ouça ao vivo

Empresas têm dificuldades para encerrar atividades

Mais de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no país, até o final do primeiro semestre do ano. Entre as empresas, bares, lojas, salões de beleza e outras que empregam milhares de trabalhadores. Só na Região Metropolitana de Campinas a pandemia provocou o fechamento de mais de 4,5 mil bares e restaurantes. Para amparar os micro e pequenos empresários, o Governo Federal lançou linhas de crédito bancário, que se tornaram inviáveis para muitos.

De acordo com a perita contábil, Regina Fernandes, os obstáculos para quem conseguiu se manter no mercado são vários e difíceis de serem superados. Segundo ela, para quem teve que encerrar as atividades é preciso ficar atento ao processo de encerramento do CNPJ para evitar problemas no futuro, como por exemplo, multas e continuidade da cobrança de impostos. Ela explica, os  grandes obstáculos para a baixa de uma empresa,  são as dívidas fiscais. Isso pode ainda induzir os empreendedores a deixarem a empresa inativa, o que vai contribuir com o crescimento do problema e aumento da dívida fiscal.

Além das questões fiscais, a perita contábil lembra que  é preciso também se certificar de que não há débitos com os fornecedores. Se for o caso, entrar em um acordo extrajudicial para a negociação de dívidas é o melhor caminho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.