No início dos anos 60 a bossa nova começava a formar a sua segunda geração de artistas. E Marcos Valle com apenas 19 anos de idade já se apresentava em programas de TV ao lado dos amigos Edu Lobo e Dori Caymmi . Dentro desse ambiente favorável Marcos Valle teve algumas músicas gravados pelo grupo os Cariocas. E logo na sequencia foi convidado para gravar o seu primeiro Lp Samba Demais. No seu segundo projeto Marcos Valle fortaleceu a parceria com o irmão letrista e escritor Paulo Sergio Valle que juntos lançaram vários sucessos. O que inclui a marcante canção “ Samba de Verão ”, o hino do verão carioca daqueles dias que foi parar nas praias da Califórnia com a versão em inglês“ Summer Samba ” E com apenas 22 anos Marcos Valle já era considerado lá fora como um dos grandes compositores do Brasil.
O acirrado cenário político brasileiro que vinha se desenhando desde de 64 provocou um racha na bossa nova e de um lado ficou os que queriam fazer músicas sociais e do outro do qual estava Marcos Valle, os que buscavam um outro enfoque. Em meio a essa guerra intelectual os irmãos Valle lançam Viola Enluarada, um divisor de águas na carreia de Marcos.
A partir de 75 Marcos Valle preferiu se distanciar dos trabalhos de encomenda de trilhas para TV e foi participar de projetos experimentais com os grupos Azimuth, Som Imginário e o Terço e logo depois foi viver na ensolarada Califórnia. Por lá trabalhou com o conjunto Chicago e Sarah Vaughan, foram anos musicais ricos para Marcos Valle .
No inicio dos anos 80 Marcos Valle lança a canção “ Estrelar “ o seu maior sucesso comercial. O curioso é que esse música, que era uma levada instrumental quase ficou de fora do projeto, e só entrou na última hora, pois os diretores da gravadora só iriam coloca-la no disco se tivesse uma letra. Hoje a música de Marcos Valle é bastante executada por DJs em casas noturnas que resgatam os seus antigos sucessos numa mistura de jazz, soul, pop e fusion entre outros elementos, ou seja é uma bossa nova turbinada como o próprio Marcos Valle define.
Marcos Valle vem desenvolvendo diversos trabalhos de alto nível com parcerias de João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Celso Fonseca.
O quadro Música é Cultura traz a carreira do compositor e cantor Marcos Valle.
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi