Ouça ao vivo

Médico alerta sobre acidentes oculares com crianças

Foto: Flávio Botelho

Em meio à pandemia da covid-19 aumentou a incidência de lesões nos olhos em crianças. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, as queimaduras químicas por produtos de limpeza ou medicamentosa estão entre as principais causas. O mais comum tem sido os acidentes envolvendo o álcool.Segundo o oftalmologista o produto tem uma grande capacidade de ressecar e dependendo do tempo de exposição, o álcool pode provocar ulcerações na córnea.

A recomendação do oftalmologista aos pais, no caso de acidente com álcool ou qualquer outro tipo de produto é lavar os olhos da criança abundantemente em água corrente, não esfregar e nem colocar qualquer tipo de remédio e na sequencia procurar ajuda médica o mais rápido possível. O tratamento das lesões, segundo ele, varia de acordo com a gravidade. Nos casos leves, é feito curativo com anti-inflamatório para diminuir a irritação e aliviar a dor. A recuperação acontece em até três dias.

Além das queimaduras há também outros perigos dentro de casa como plantas, quina de móveis e de mais objetos que podem ferir os olhos das crianças. O oftalmologista presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, lembra que as lesões e doenças na córnea são a terceira maior causa global de deficiência visual. Só perdem para a catarata e glaucoma. Anualmente somam cerca 1,5 milhão de novos casos de perda da visão.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.