A pandemia da covid-19 abalou, mas não parou o desenvolvimento dos trabalhos científicos. Em muitos casos o trabalho acabou sendo direcionado para a batalha contra a nova doença infecciosa causada pelo novo coronavírus.
Este foi o caso doutor em bioenergia pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Fellipe Mello. De acordo com ele o trabalho que desenvolve é na área experimental e a engenharia genética não dá para fazer em home office. Para não parar as pesquisas a equipe dele teve que buscar alternativas e uma delas foi reduzir o tempo diário de trabalho em laboratório pela metade. Com a pandemia o grupo que trabalha com levedura, não estava preparado, mas, passou a desenvolver um sensor para detectar o coronavírus.
Um dos grandes problema na batalha contra o novo coronavírus é o custo do teste para detectar a doença. De acordo com Felipe Mello, o produto que está sendo desenvolvido poderá reduzir os custos em até 100 vezes.
A pesquisa continua sendo desenvolvida e já está na fase dos teste. O grande desafio agora é a busca por investimentos. As tentativas estão sendo feitas junto aos órgãos governamentais de fomento a pesquisa e também com investidores interessados. O pesquisador acredita que até o final do ano o trabalho deverá estar concluído.