Piracicaba regride para a fase vermelha do Plano SP

Sem grandes surpresas, o governo paulista confirmou a reclassificação para a fase vermelha da região de Piracicaba no Plano São Paulo de reabertura econômica. A regressão da região no processo de retomada das atividades já era esperada. Ao longo da semana, as autoridades que lidam com a pandemia no estado, expressavam preocupação com o aumento do número de casos e mortes por covid-19 registrados em Piracicaba.

Além disso, as taxas de ocupação de leitos de UTI na cidade também cresceram e o sistema de saúde público ficou perto de colapsar. Por causa disso, o governo do estado priorizou os pacientes da região para a transferência para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na capital. A reclassificação não vai mudar a rotina dos últimos dias na cidade. Isso porque antes mesmo do posicionamento oficial do governo paulista, a prefeitura de Piracicaba já havia publicado um decreto permitindo o funcionamento apenas dos estabelecimentos que prestam os chamados serviços essenciais.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, o fator preponderante para a reclassificação de Piracicaba no plano foi a taxa de ocupação de UTI, que se manteve numa média elevada nos últimos sete dias. “A reclassificação da região de Piracicaba é exatamente essa transição que está sendo realizada agora, da fase laranja para a fase vermelha. Nós já havíamos trazido aqui, diariamente nas últimas semanas, sobretudo em relação à ocupação de leitos, devido ao aumento de internações. Agora essa ocupação de leitos atinge uma média de sete dias, de 84,6%. Houve também o aumento de internações e de óbitos na região, mas a principal razão dessa reclassificação é a ocupação de leitos”, explica.

O secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, garantiu que o governo vem ampliando a rede de atendimento público aos pacientes com covid-19, não só em Piracicaba, mas também em outras cidades da região. “Na região de Piracicaba, que hoje vem para a fase vermelha, toda uma ação do governo do estado foi articulada ao longo da última semana. No Hospital Regional de Piracicaba, na próxima terça-feira, entram em atividade 12 novos leitos. Investimentos também em Limeira, em Rio Claro, em Pirassununga, em Rio das Pedras, aumentando a capacidade hospitalar de toda a região de Piracicaba”, afirma.

Até o início da tarde desta sexta-feira, 17, Piracicaba havia registrado 5.277 casos confirmados de covid-19 e 148 mortes em decorrência da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bingo clandestino é descoberto e fechado na Vila Teixeira, em Campinas

Incêndio em veículo bloqueia pista do Anel Viário Magalhães Teixeira, em Campinas

Jovem é ferida com faca após briga com companheiro em Limeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.