Ouça ao vivo

PPP pode trocar 130 mil pontos de luz em Campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira (6) a conclusão de um projeto de iluminação pública que prevê a troca de cerca de 130 mil pontos de luz na cidade, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). Um projeto solicitando a autorização para execução da PPP será enviado à Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a PPP visa modernizar e expandir a rede de iluminação pública, com lâmpadas de LED, mais eficientes e potentes. “Pode gerar dois mil empregos e é pra ser implantado em dois anos. Todas as lâmpadas do parque de iluminação da cidade serão trocadas por lâmpadas LED, e isso trará uma economia de 70% na conta de luz da Prefeitura”.Alguns pontos da cidade, como o calçadão da 13 de maio e a Praça da Concórdia já receberam esse tipo de iluminação.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, o novo sistema terá uma iluminação três vezes mais potente, e permitirá avanços tecnológicos na cidade. “O LED melhora três vezes mais a iluminação, vai agregar serviços como o Smart City, que é um produto que a PPP poderá trabalhar, com ele o sujeito pode, na rua, ligar o ar condicionado em casa, e é um projeto pioneiro nesses termos no Brasil”.

O projeto prevê um contrato de 13 anos, com investimento de R$ 143,7 milhões, por parte do parceiro privado, a ser licitado. O valor será utilizado na modernização e ampliação da iluminação de Campinas durante os dois próximos anos. Outros R$ 72 milhões teriam de ser investidos para operar o sistema nos 11 anos seguintes. A PPP da Iluminação foi elaborada pela Prefeitura de Campinas em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Banco Mundial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.