CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Acic pede colaboração dos consumidores

Campinas retornou à fase laranja do Plano São Paulo de retomada das atividades comerciais. Com a reclassificação autorizada pelo governo do estado, as lojas voltaram a abrir as portas adotando

Acic pede colaboração dos consumidores
Foto: Flávio Botelho

Campinas retornou à fase laranja do Plano São Paulo de retomada das atividades comerciais.  Com a reclassificação autorizada pelo governo do estado, as lojas voltaram a abrir as portas adotando todas as normas estabelecidas pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

Entre as principais medidas está o horário de funcionamento reduzido para quatro horas. A capacidade de colaboradores e público também teve que ser reduzida para 25%.

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, a reabertura representa uma esperança de leve recuperação no setor no segundo semestre. No entanto, o retorno à fase laranja não significa liberação e requer muitos cuidados. A recomendação é para as pessoas irem as compras somente quando necessário e não sair de casa para passear com a família.

Outra recomendação é para as pessoas não esquecerem de usar máscaras e álcool gel.  Dentro dos estabelecimentos, os logistas devem fazer a sua parte, mas o consumidor também deve contribuir para que o comércio não retroceda novamente.

Diferentemente da primeira vez em que Campinas teve que deixar a fase laranja e voltar para a fase vermelha, os comerciantes estão mais atentos. Adriana Flosi explicou que ao longo do período epidêmico, muitos estabelecimentos fecharam as portas em definitivo e milhares de trabalhadores perderam o emprego. Na opinião dela, o momento é de reflexão para o investimento no comércio eletrônico.

Para facilitar a vida do comerciante, a ACIC criou um aplicativo, chamado de Loja Mais Segura. A ferramenta funciona como uma consultoria para que o negócio avance dentro dos protocolos estabelecidos. A medida contempla tanto as lojas de rua, quanto as dos shoppings centers. A expectativa é que haja uma retomada gradual nas vendas, impulsionada pelo Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de atrássto.

Conteúdos