Badalado nos anos 90 pela indústria cinematográfica dos Estados Unidos o diretor, ator e roteirista Quentin Jerome Tarantino conquistou bastante prestígio no início de sua carreira. Porem além dos diálogos ágeis e irônicos e das cenas de violência, a trilha sonora de seus filmes também chama muito atenção, e um ótimo exemplo é o premiado Pulp Fiction. Lançada em 1994, Pulp Fiction não teve nenhuma composição original. Por sugestão de amigos a trilha sonora foi construída a partir de uma compilação de canções dos anos 60 e 70 e teve como principal referencia a surf music.
Depois do bem sucedido Cães de Aluguel, Quentin Tarantino recusou vários convites para dirigir e ficou recluso na Holanda para se dedicar ao roteiro do Pulp Fiction. Com argumento de Roger Avary então colega de Taratino na vídeo locadora aonde trabalhavam, o filme chamou atenção com a sua estrutura narrativa não linear e cenas que se repetem sob diferentes pontos de vista.
A canção Jungle Boogie de 1973 gravada pelo grupo Kool & The Gang foi um grande sucesso nas casas noturnas e caiu como uma luva para a trama caótica e em especial para o personagem de Samuel L. Jackson.
Um momento marcante de Pulp Fiction é a cena em que John Travolta, que andava esquecido da grande mídia, faz um número de dança com Uma Thurman atriz que também fez parte nas duas edições de Kill Bill. Essa cena consumiu boa parte do orçamento do filme na construção do cenário ambientado em um restaurante dos anos 50.
O titulo Pup Fiction foi uma referencia as antigas revistas policiais dos anos 50 conhecidas por Pulp’s . E esse segundo projeto de Tarantino levou a Palma de Ouro como melhor filme no Festival de Cannes em 1994 e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Acompanhe nesta edição do quadro Música é Cultura a trilha sonora do premiado filme Pulp Fiction do diretor Quentin Tarantino
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi