Os shoppings de Campinas reabriram nesta segunda-feira, 27, e tiveram movimentação tranquila neste início de retomada das atividades. A reabertura só foi possível porque a região avançou no plano São Paulo, deixando a fase vermelha e indo para a laranja, o que permitiu a retomada do comércio não essencial, com restrições. No caso dos shoppings, o funcionamento será diário, por quatro horas, das 16h às 20h. As praças de alimentação só poderão funcionar em esquema de delivery e drive thru e estabelecimentos como academias, teatros e cinemas seguem fechados.
No Campinas Shopping, a retomada foi muito tranquila. Poucas pessoas aguardavam a abertura do local, todas usando máscaras e respeitando o distanciamento social. Antes de entrar, os consumidores passavam por um tapete sanitizante, tinham a temperatura medida e higienizavam as mãos com álcool gel. Dentro do shopping, após a abertura, o que se viu foram corredores lojas vazias. Apenas os estabelecimentos de telefonia móvel reuniam um número maior de pessoas.
No Iguatemi, a situação era um pouco diferente, já que o movimento era maior. O estacionamento descoberto do shopping estava parcialmente ocupado e houve fila na entrada principal do shopping. O local também adotou os protocolos de segurança, com higienização com álcool gel e aferição de temperatura. Mesmo com mais gente circulando, dentro das dependências, a situação era tranquila, dado o tamanho do shopping.
Entre os consumidores que aproveitaram o primeiro dia de retomada, ficou a sensação de segurança por causa dos protocolos adotados na entrada. Milton Santos disse que a situação estava bem tranquila e acredita que as pessoas devem se conscientizar e ir ao shopping apenas se for necessário. “Eu acho que é interessante porque o pessoal precisa trabalhar, mas quem vem tem que tomar seus cuidados também. Porque não é passeio. Eu vim ver uma coisa rapidinho aqui e já estou indo embora. Eu acho que é para o essencial”, disse. Douglas Natanael ficou tranquilo com a situação, pois o shopping estava vazio. Segundo ele, mesmo com os protocolos de segurança adotados, cada um deve também se preocupar com a própria higienização. “Está bem vazio, está bem sossegado hoje. Eu acho que tem que manter assim, pelo cuidado de cada um”, afirmou.
O comércio de Campinas ficou fechado por 35 dias, após uma primeira tentativa de reabertura. Na ocasião, uma multidão tomou as ruas do centro e os shoppings da cidade. O resultado foi o aumento no número de casos, mortes e internações por covid-19. Por causa disso, a região regrediu no Plano SP, passando para a fase vermelha, o que obrigou um novo fechamento do comércio não essencial.