Ouça ao vivo

Sistema prisional de SP terá visitas virtuais

Foto: Arquivo CBN

Com a suspensão das visitas presenciais nas unidades prisionais por causa da pandemia do novo coronavírus, o estado de São Paulo dará início às conversas virtuais entre detentos e seus familiares. A expectativa é de que até 27 mil familiares se comuniquem com a população carcerária através da internet. A medida é necessária para garantir a segurança dos próprios detentos, agentes prisionais e parentes, diante da possibilidade da propagação do vírus dentro dos presídios.

A tecnologia será usada em unidades de todo estado e não substituirá as visitas presenciais. Todos os presídios paulistas foram equipados com computadores e webcams para atender a comunicação entre presos e familiares. Os equipamentos também serão usados em teleaudiências, pelo poder judiciário. No final de junho, São Paulo havia ultrapassado a marca de mil detentos com covid-19, com 15 mortes registradas em decorrência da doença. No período em análise, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo informou que pelo menos 245 agentes penitenciários haviam sido contaminados pelo coronavírus, sendo que 20 deles não resistiram a doença e morreram.

Segundo o governador João Doria, as visitas virtuais não colocarão fim às visitas presenciais. Porém, ele explica que enquanto a pandemia perdurar, a tecnologia será empregada no contato entre detentos e familiares no estado. “Em razão da pandemia, evidentemente, as visitas presenciais estão temporariamente suspensas. E o uso dessa tecnologia vai possibilitar o cumprimento deste direito aos que estão cumprindo pena. Repito: a visitação virtual não substituirá o sistema presencial, mas enquanto a pandemia perdurar, para a proteção da saúde dos familiares, dos detentos e daqueles que atuam no sistema prisional, esta é uma alternativa e ela começa a ser praticada a partir deste próximo final de semana”, afirma.

Desde o início da pandemia, o governo de São Paulo havia tomado providências para preservar presos e agentes penitenciários. Entre as medidas adotadas estão a suspensão das visitas presenciais desde o dia 20 de março, além do isolamento de novos detentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.