Ouça ao vivo

Suspensão de importações pela China liga alerta

Para o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, o Cepea, Tiago Bernardino de Carvalho, a suspensão pela China de importações de três processadores de carne brasileiros exige atenção.

Na opinião dele, a medida, adotada pelos asiáticos por conta do surto de coronavírus em solo brasileiro, tem também relação com a negociação comercial entre os dois países, já que é comum que se tente ajustar os preços.

“Tem a precaução em relação à pandemia, mas tem também a valorização de preço e a tentativa de renegociar. Então, existe a chance de contaminação, mas temos que lembrar que a China habilitou 89 frigoríficos até 2019”, diz.

Ao todo, 44 processadores habilitados são de frango, 12 de suínos e 32 de bovinos. Com isso, Carvalho entende a apreensão pela suspensão de três deles, mas pondera que o comércio atual com a China segue bastante forte.

“Esses três frigoríficos suspensos causam apreensão pela necessidade de cuidado sanitário com o produto, mas o Brasil tem um comércio com a China muito mais forte do que esse problema com esses locais aponta”, define.

A confirmação sobre a medida foi feita pelo Ministério da Agricultura, que não detalhou quais fábricas foram afetadas, mas alegou que “suspendeu voluntariamente” um estabelecimento que não atendeu medidas de prevenção.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.