Unicamp produz primeiro filme sobre a pandemia

Estudantes da Unicamp criaram o primeiro filme de animação sobre a pandemia do novo coronavírus, “Quanto tudo isso passou”.  O curta-metragem conta de maneira simples e acessível, em pouco mais de 4 minutos, como foi o surgimento do coronavírus no mundo e os esforços de cientistas e médicos em combater a covid-19 e conter a expansão da pandemia.

A animação foi feita com desenhos produzidos pelos alunos do Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da universidade. Um dos personagens centrais foi inspirado em uma cientista do interior paulista. A direção ficou a cargo do professor do instituto, Wilson Lazareti. Segundo ele, a obra, traduz de forma artística as preocupações e os sentimentos provocados pela pandemia.

Além disso, mostra uma das formas com que as artes podem contribuir com o bem-estar das pessoas neste período. Além de divertir, o filme provoca a reflexão do público, inclusive do infantil, ao mostrar também o lado positivo da quarentena.  O filme foi feito em tempo recorde de 45 dias, por um grupo de oito estudantes na faixa etária de 18 a 22 anos.

De acordo professor, durante toda a produção foi respeitada a liberdade criativa e de traços de cada um deles. Todos os trabalhos do curta-metragem foram realizados à distância, respeitando as medidas de isolamento social. Para que isso fosse possível, os estudantes improvisaram ateliês e estúdios nas próprias casas. A experiência, segundo Lazareti, contribuiu de forma significativa na formação dos alunos.

O filme contou também com a produção de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas,  trilha sonora de Eduardo Virgilio. A montagem e a direção de arte são de Eliana Ribeiro e a narração é de Tereza Freire, além da participação de crianças envolvidas no projeto. Para assistir, é só acessar o canal da TV Unicamp no YouTube.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

pico das cabras

Compensação ambiental por incêndio no Pico das Cabras estima plantio de ao menos 100 mil árvores

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.