CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas amplia vacinação contra sarampo

Campinas aderiu à campanha de vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde, com intensificação da vacina nos 66 Centros de Saúde do município, até o dia 31 de atrássto.

Campinas amplia vacinação contra sarampo
Foto: Divulgação/Altemar Alcantara/Semcom

Campinas aderiu à campanha de vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde, com intensificação da vacina nos 66 Centros de Saúde do município, até o dia 31 de atrássto. A meta é vacinar crianças e adultos de até 49 anos de idade que estejam com as carteiras de vacinação desatualizadas.

A partir dos seis meses, a criança deve tomar a chamada dose zero. Depois, outra dose aos doze meses, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Aos 15 meses deve haver o reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Adultos até 29 anos devem ter duas doses da vacina registradas na caderneta. Pessoas até 49 anos precisam ter tomado uma dose, ao menos. As unidades estão organizadas de maneira a garantir o distanciamento entre as pessoas, garantindo segurança contra o coronavírus. Este ano, Campinas confirmou 17 casos de sarampo e não houve mortes pela doença. Em todo Estado de São Paulo, foram 711 casos e uma morte em 2020.

O óbito foi de uma criança na cidade de São Paulo, em fevereiro. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte. Em 2019, o São Paulo foi o epicentro de um novo surto da doença no Brasil, com mais de 17 mil casos e 14 óbitos, após 22 anos sem registro de mortes pela doença no Estado.

Conteúdos