Ouça ao vivo

Vestibular da Unicamp terá primeira fase menor

Arquivo/CBN

Com 700 inscrições nas primeiras horas de abertura do sistema, a comissão organizadora do vestibular da Universidade Estadual de Campinas detalhou que a primeira fase do processo terá menos questões e menor tempo de duração.

Com as adequações no calendário por conta da pandemia de coronavírus, a prova será aplicada em 06 e 07 de janeiro e foi reduzida de 90 para 72 questões. Com isso, o tempo máximo caiu de cinco no ano passado para quatro horas.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, diz que todas as etapas serão divididas em dois dias para evitar aglomerações e o risco de contágio pelo vírus e lembra que o número de obras exigidas também diminuiu de 12 para sete.

“Porque estamos com maior atenção com relação à preparação dos estudantes. A prova está sendo pensada a partir do contexto educacional desse ano. A primeira fase será menor e com a duração mais curta”, justifica o professor.

Enquanto o primeiro teste será dedicado à interpretação e à contextualização dos assuntos, a segunda fase, marcada para 07 e 08 de fevereiro, terá o prazo de cinco horas mantido para a realização da redação e questões gerais e específicas.

Já as provas de habilidades serão nos dias 11 e 12 de fevereiro, com exceção dos cursos de Música, com datas próprias. O detalhamento dos exames e do número de questões por disciplina pode ser conferido no site comvest.unicamp.br. 

A meta é que 50% dos vestibulandos sejam de escolas públicas. Até o momento, segundo o diretor da comissão, foram concedidas 9.724 isenções da taxa de R$ 170. Com isso, explica que a instituição tem no total 10,3 mil estudantes isentos.

“Com os dados que nós temos hoje, estamos batendo os 25% de isenções, ultrapassando os 10,3 mil. Então, isso indica que teremos mais estudantes de escola pública e de baixa renda no vestibular da Unicamp de 2021”, destaca.

Os resultados serão divulgados no dia 10 de março e as matrículas e o início das atividades acadêmicas estão programados para o dia 15 do mesmo mês. Com isso, as notas do Enem 2020, que serão divulgadas no dia 29, não serão usadas.

Os candidatos concorrem a 3.234 vagas e os exames serão aplicados em 37 cidades do País, duas a mais que a edição 2020. As inscrições seguem até o dia 8 de setembro exclusivamente pelo link comvest.unicamp.br/vestibular-2021.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.