Entre o final dos anos 70 e início dos 80 a black music norte americana estava consolidada no cenário da música pop mundial. E do outro lado do atlântico na Inglaterra emergia um estilo totalmente influenciado por esse universo, era o início do Brit funk. Em 1978 em Londres o grupo Hi Tension lançou o seu primeiro disco. Mas foi no ano seguinte com a parceria do prestigiado produtor musical indiano chamado Biddu, que já havia trabalhado com vários artistas que o Hi Tension dominou as pistas, conquistou sucesso ,além da marcar o início do Brit Funk .
O termo brit funk foi usado para descrever esse novo som que as bandas estavam fazendo, mesmo com a forte influencia americana eles conseguiam manter uma identidade , como é caso do Light of the World, uma super banda que tinha inúmeros componentes o estilo foi tão marcante que vários de seus integrantes formaram outros grupos.
Seguindo a mistura jazz e funk , dentro do movimento brit funk essa combinação foi uma das principais características da black music inglesa. O grande representante foi o Level 42 que chamou bastante a atenção pela técnica altamente desenvolvida de seus integrantes e em especial o vocalista e baixista Mark king .
Mas dentro do quesito sucesso nada se compara ao que conquistou o grupo Imagination. Para muitos a primeira banda negra do reino unido . Com roupas coloridas e espalhafatosas e uma postura de palco totalmente extravagante o trio também se destacou com uma linha de baixo sintetizada que trouxe identidade ao grupo.
Como o cenário da musica pop é bastante dinâmico, ainda mais numa década que foi marcada pela diversidade , em meados dos anos 80 o estilo Brit funk começou a se diluir para dar espaço a outras sonoridades , mas a semente já tinha sido plantada, e fez aparecer nos dias de hoje
re-mixagens de antigos sucessos nas mãos dos DJ’s , além de novos grupos influenciados por esse época.
O movimento Brit Funk, também conhecido como a black music inglesa do início dos anos 80 é o destaque dessa edição do quadro Música é Cultura. Aumente o volume !!
Confira esta edição
entre em contato:
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi