CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campanha contra raiva é adiada, mas vacinação segue

A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos de 2020 foi adiada pela Secretaria de Estado da Saúde e a região de Campinas aderiu à decisão. A

Campanha contra raiva é adiada, mas vacinação segue
A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos de 2020 foi adiada pela Secretaria de Estado da Saúde e a região de Campinas aderiu à decisão. A medida visa a prevenção da covid-19 e segue as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao risco de transmissão do novo coronavírus em situações que […]

A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos de 2020 foi adiada pela Secretaria de Estado da Saúde e a região de Campinas aderiu à decisão.
A medida visa a prevenção da covid-19 e segue as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao risco de transmissão do novo coronavírus em situações que gerem aglomeração.

A rotina de vacinação, no entanto, continuará nos serviços de saúde municipais ou estabelecimentos médico-veterinários privados, ficando sob responsabilidade do tutor ou proprietário zelar pela saúde do animal de estimação.  A ação, que iria acontecer entre os meses de atrássto e setembro, poderá ser reprogramada, dependendo do cenário epidemiológico do novo coronavírus, e qualquer definição será discutida com os municípios e amplamente comunicada à população.

Não há cura para a raiva, que é uma doença quase sempre fatal, que pode provocar paralisia, debilidade e outros quadros motores.
Desde 1997, SP não registra casos de raiva em humanos provocadas pela variante canina, e desde 1998 não há casos caninos e felinos. Casos isolados ocorreram apenas pela variante de morcego, sendo que o último registro foi em 2018, após contato direto com morcego infectado.

A orientação é para que morcegos vivos ou mortos nunca sejam manipulados e quem encontrar um morcego caído, por exemplo, deve acionar os profissionais de saúde do município para o recolhimento. É importante lembrar que os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e contribuem com o meio ambiente porque agem na polinização de flores, dispersão de sementes e controle da população de insetos. Portanto, não devem ser exterminados em hipótese alguma.

Conteúdos