Ouça ao vivo

Chuvas devem voltar intensas em Campinas

Foto: Arquivo CBN/Marco Guarizzo

Depois de mais de um mês de estiagem, voltou a chover em Campinas nesta segunda-feira. Em julho, foram registrados apenas 7 milímetros de precipitação pluviométrica na cidade, muito abaixo da média histórica medida pelo Cepagri, da Unicamp, de 40,4 mm.

O tempo seco dos últimos meses de inverno deve agora convergir para uma semana chuvosa e consequentemente mais úmida, como explica a pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila.

O inverno é sempre o período de menos chuvas na região. Mas os índices abaixo da série histórica caracterizam uma condição atípica mesmo para a estação, diz Ana Ávila.

A ordem agora é inversa na previsão. A Defesa Civil de Campinas prevê até 50 milímetros de chuva na cidade até sexta-feira. A pesquisadora do Cepagri confirma a tendência e diz que a chuva vem acompanhada do frio, também no próximo fim de semana.

Apesar do calor e tempo seco registrados na última semana, agosto deste ano deve ter temperatura média abaixo dos últimos anos, fechando o período com 19,3 graus Celsius.Na série histórica, o mês aponta 20,3 graus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.