Ouça ao vivo

Desinformação marca volta da Zona Azul

Foto: Leandro Las Casas

A volta do sistema de Estacionamento Rotativo Pago, a Zona Azul, foi acompanhada pelo desencontro de informações na região central de Campinas. Entre os motoristas e os vendedores credenciados, muitos disseram não saber da retomada da cobrança e precisaram correr para providenciar os cartões.

Mas o maior problema foi a incerteza, já que não ficou claro se as sanções já poderiam ser aplicadas, ou se os usuários seriam inicialmente orientados. Quem explica o que chama de “confusão” é o comerciante Cristian Barbosa, que entrou em contato com a empresa responsável pelo trânsito via telefone.

Segundo ele, ao notar que alguns veículos na Rua Dr. Quirino eram alvos da fiscalização, ouviu da atendente da Emdec que as multas estavam vetadas. Por isso questiona se a informação foi passada a todos os agentes, já que os próprios trabalhadores com quem conversou disseram não saber.

Os ‘amarelinhos’ vieram aqui e estavam querendo multar, mas aí liguei na Emdec e me disseram que não era pra multar por enquanto, mas só orientar. Então, tá meio confuso, porque não sabe como vai ser com a equipe da tarde”, diz.

Cristian, aliás, foi pego de surpresa pela volta da cobrança. Vendedor credenciado, ele aproveitou a ligação para solicitar os talões com os cartões.

Eu estou sem e fiz o pedido cedo e vamos ver se eles entregam hoje à tarde. O movimento já começou na semana passada, na verdade. Agora tem mais e pedi a Zona Azul correndo por conta dessa conversa mal resolvida”, afirma.

Em ruas próximas, a reportagem viu muitos automóveis com os comprovantes nos painéis. Alguns, porém, estavam estacionados sem o cartão visível. Um condutor que descia do carro na Rua Luzitana e que não gravou entrevista, teve que procurar pelo cartão ao ser informado sobre a exigência.

A disponibilidade de 1,9 mil vagas através de pagamento no centro e no bairro Guanabara em Campinas estava suspensa por conta da quarentena. Com a permanência da cidade na fase amarela do Plano São Paulo desde o início de agosto, no entanto, a cobrança foi reativada pela Prefeitura.

Cada via tem um tempo de permanência, que varia entre 1h, 2h e 5h. Para utilizar o sistema, o motorista paga o valor único de R$ 4,00. O cartão deve ser preenchido e deixado em local visível. O estacionamento irregular rende cinco pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.

A Emdec foi procurada e alegou que a volta do Estacionamento Rotativo Pago foi anunciada em 25 de agosto com ampla divulgação na imprensa. Sobre a fiscalização, detalha que o agente deve orientar os motoristas sobre a situação, mas confirma que o uso irregular da vaga será punido.

Por fim, diz que cada credenciado é responsável por solicitar os cartões e afirma que atualmente há 67 pontos de venda diferentes autorizados. A lista pode ser conferida no site da Emdec, www.emdec.com.br, na seção “Trânsito”, “Zona Azul”, “Relação de postos de venda”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.