A Emdec divulgou um aumento na frota de ônibus em circulação em Campinas desde a segunda-feira por causada elevação da cidade à da fase amarela do Plano SP. Não foi informada a porcentagem deste aumento, mas na percepção da passageira, Andreia Faustino, o aumento foi de zero por cento. Ela utiliza a linha 434, Jardim Lourdes. Já Isabel Araújo utliza a linha 432, Saltinho, e também não percebeu elevação da frota.
Com o início da pandemia, a frota sofreu redução e agora, apesar do anúncio desta elevação, ainda não está circulando o número regular de coletivos, anterior à pandemia. A aferição de temperatura nos terminais urbanos, anunciada no início de junho, de forma aleatória, com termômetro de testa, continua sendo feita de acordo com Emerson Sena.
A medição da temperatura é feita por funcionários da Emdec, identificados com colete, máscara de proteção, luvas, termômetro digital de testa e frasco de álcool em gel no bolso. A Emdec informou que desde segunda-feira foram promovidos acréscimos de veículos na frota circulante das linhas com maior demanda de passageiros, mas que o número adicional de veículos varia de acordo com a demanda de cada linha.
Informou ainda que continuará realizando os ajustes necessários até que ocorra uma situação adequada de transporte nesta situação de enfrentamento da pandemia e que acompanha a operação do sistema e o carregamento dos ônibus e realiza as ações necessárias para que o transporte público não seja um ambiente facilitador de possível transmissão da Covid-19.