A vacina contra a gripe não cura a covid-19, mas é importante para criar defesas no organismo. Imunizados contra a influenza comum, os pacientes podem ter um diagnóstico simplificado em caso de suspeita de coronavírus.
Mesmo assim, a cobertura vacinal em Campinas está abaixo da meta, especialmente para crianças. Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde do município, 71% do público até 6 anos de idade foi imunizado.
O objetivo da terceira fase da Campanha Contra Influenza de Campinas é atingir o número considerado ideal, de 90%. A coordenadora do programa, Ana Cecilia Zuiani Zocolotti, explica que a vacina anti-gripe impede que o paciente contraia dois vírus respiratórios ao mesmo tempo.
Além das crianças, a campanha pretende vacinar gestantes e mulheres que tiveram filhos em até 45 dias. Esse público tem cobertura vacinal de apenas 55%. Os professores das redes pública e privada também devem ser imunizados, assim como pessoas com idade entre 55 e 59 anos.
Os idosos, profissionais de saúde e segurança e portadores de comorbidades já receberam a dose. A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde da cidade.




