Ouça ao vivo

Isolamento derruba humor e aumenta medo

As alterações no humor e o medo estão entre os principais transtornos da mente neste período de pandemia da Covid-19. É o que aponta a Pesquisa Saúde e Mente na Pandemia, realizada pela NOZ Pesquisa e Inteligência em parceria com o Instituto Bem do Estar.

A proposta do levantamento segundo a presidente do Instituto, Isabel Marçal foi investigar o impacto do isolamento social no cotidiano do brasileiro. A pesquisa avaliou questões como hábitos e rotinas; sentimentos e reações físicas; alimentação; e o impacto na libido de casados e solteiros.

O trabalho foi realizado no mês de maio e ouviu 1515 pessoas em todas as regiões do país, com todas as idades e classes sociais. O resultado mostra que 53% dos brasileiros apresentaram alteração de humor no isolamento. De acordo com Isabel Marçal, esse tipo de sentimento é normal, principalmente neste momento, porém, se persistir é hora de procura o apoio de um profissional.

O Brasil segundo a diretora do Instituto Bem do Estar, é o país que registra o maior numero de pessoas com transtorno de ansiedade e o quarto em depressão. Ficar atentos as questões da mente, segundo ela, é de extrema importância. Com a pandemia e o isolamento social outro sentimento que tomou conta foi a sensação de medo. A Pesquisa Saúde e Mente na Pandemia mostra que 71% dos entrevistados apresentaram o sintoma. Deste percentual 70% o medo excessivo.

Com a perda da rotina, as razões para o sentimento do medo foram as mais diversas como, por exemplo, o de ser contaminado pelo coronavírus, medo da morte, da perda de familiares, amigos e empregos. O medo acabou desencadeando outros fatores prejudiciais com a insonia e o cansaço. O que também chamou a atenção segundo a diretora do Instituto, foi o fato dos problemas afetarem mais a faixa etária jovem.

A Pesquisa Saúde e Mente na Pandemia aponta ainda que a libido do brasileiro diminuiu para 49% dos casados ou com união estável. Já no caso dos solteiros aumentou para 21% dos entrevistados.  De acordo com Isabel Marçal, na contra mão dos dados negativos, a pesquisa mostra 64% dos brasileiros estão mais solidários. Entre os que responderam a pesquisa, 28% estão praticando meditação. O índice segundo ela não é alto, porém, considerável, pois, a neurociência já comprovou os benefícios da pratica para a saúde da mente.

A pesquisa completa pode ser conferida no site www.bemdoestar.org

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.