Ouça ao vivo

Serviços socioassistenciais ficam a desejar

Foto: Flávio Botelho

A Promotoria de Justiça de Campinas recomendou a prefeitura a adoção de série de medidas para garantir assistência às famílias em vulnerabilidade social no retorno das atividades econômicas durante a pandemia de covid-19. A recomendação é que ao volta seja acompanhado por ações e serviços socioassistenciais.

De acordo com a promotora, Cristiane Hellal, o monitoramento da crise deve ser continuo e cabe ao poder público em todas as esferas garantir a manutenção do compartilhamento intersetorial de serviços e políticas públicas. Em Campinas segundo ela, a Prefeitura tem feito a sua parte , mas, muito a quem do necessário para atender toda a demanda.

Para a promotora, a Prefeitura deve elaborar estudos que permitam identificar e conceder auxílios aos responsáveis por cuidados exclusivos com filhos, idosos ou pessoas com deficiência, e que tenham perdido o emprego durante a pandemia. Para ela, é importante também que a administração municipal tenha de modo muito claro um plano territorializado pois a incidência maior de transmissão da covid-19 está nas periferias da cidade. Esse mapeamento, segundo ela, deve conter também recortes sobre gênero e raça.

Com a ampliação do horário do comercio e demais serviços para oito horas diárias, a preocupação segundo a promotora de justiça aumenta ainda mais, pois, com a flexibilização maior mais pessoas estarão circulando principalmente no transporte coletivo. O transporte, segundo a promotora, é um dos principais meios para a propagação do coronavírus e a grande massa de trabalhadores depende do sistema coletivo.

Para ela é necessário um numero de ônibus suficiente, para garantir o distanciamento entre os passageiros e também oferecer equipamentos de segurança a saúde como álcool em gel e até mascaras.  Sem citar uma data definitiva, pois ainda depende de reuniões, a promotora, Cristiane Hillal, estabeleceu um prazo de 20 dias para que a Prefeitura apresente um plano de melhorias nos serviços oferecidos as famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade durante a pandemia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.