Ouça ao vivo

Justiça de Americana proíbe passageiros em pé

Foto: Câmara de Americana / Divulgação

A Justiça concedeu uma liminar que proíbe a circulação de ônibus em Americana com passageiros em pé nos interiores dos veículos. A decisão, expedida nesta quarta-feira (12), dá 72 horas para que a empresa responsável pelo transporte público na cidade, a Sancetur, tome as medidas necessárias para o cumprimento da decisão.

A liminar atende pedido do Ministério Público, que entrou com uma ação civil pública solicitando a medida. O argumento dos promotores Ivan Carneiro Castanheiro e Clóvis Cardoso Siqueira é o combate à covid-19. O pedido se deu após o MP receber relatos e fotos de ônibus circulando superlotados em Americana.

Na decisão, o juiz 3ª Vara Cível do Foro de Americana, Marcos Roberto Alexandre, destacou que a Câmara de Vereadores da cidade aprovou, em primeira discussão, um projeto que obriga que as empresas que operam transporte de passageiros na cidade trafeguem somente com passageiros sentados.

O juiz determinou também outras medidas, entre elas a higienização dos veículos ao final de cada itinerário, e a circulação de pelo menos 50% da frota aos sábados, domingos e feriados, além da instalação, em dez dias, de câmeras de monitoramento nos ônibus, com gravação ininterrupta e envio diário das gravações à prefeitura.

A empresa e a prefeitura podem recorrer da decisão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.