Ouça ao vivo

Missa na Catedral tem termômetro e bancos isolados

Foto: Arquivo CBN Campinas

Quem entra na Catedral Metropolitana de Campinas para acompanhar uma missa precisa medir a temperatura e respeitar as marcações nos bancos. O local voltou a ter celebrações nos últimos dias e não teve aglomerações na primeira cerimônia feita em um dia útil, no início da tarde desta segunda.

A reportagem acompanhou a chegada dos fiéis ao templo e notou o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento mínimo de todos os presentes. As regras fazem parte dos protocolos definidos pelo Plano São Paulo para a retomada da programação em locais religiosos durante a pandemia na cidade.

O monsenhor Rafael Capelato, que celebrou uma missa no final de semana, diz que as obrigações foram cumpridas. Inclusive, a limitação a 40% da capacidade. Além disso, segundo ele, quando o espaço no centro do município fica fechado, a higienização é feita com regularidade para evitar o risco de contágio.

“Colocamos em prática todos os cuidados em termos de higienização dos bancos. E a capacidade Catedral é de 500 pessoas sentadas. No sinal de semana, tivemos em torno de 100 ou 110 por celebração. Cumprimos tudo”, alega.

Entre os frequentadores, como Iara Cristina, a impressão era de que todas as recomendações são seguidas, como proteção pessoal e o uso de álcool em gel. Ela tinha um compromisso e não conseguiu esperar pelo início da missa, mas foi à Catedral para fazer uma prece e defendeu a retomada com segurança.

“Precisa né? Porque tem que dar certo. A gente tem que fazer a nossa parte. É sempre uma busca pra manter a fé, então a igreja precisa estar aberta. E lá dentro tá todos mantendo distanciamento. Tem que ser assim”, argumenta.

Ao entrar no local para o início da celebração, a reportagem teve a temperatura medida por um funcionário, que repetiu a ação em todos os que chegavam. Dentro da igreja, os assentos estavam isolados para evitar que os fiéis se sentassem próximos uns aos outros. Cadeiras foram posicionadas nas laterais.

Com isso, no máximo duas pessoas usavam os mesmos bancos. E a distância, de no mínimo 1,5 m, era respeitada, permitindo a acomodação de forma alternada. Na entrada, assim como em alguns pontos dos corredores, frascos de álcool em gel eram oferecidos. O público da cerimônia desta segunda não passou de 50.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.