Morre ex-maestro da Sinfônica de Campinas

Imagem: Facebook

Faleceu nesta segunda-feira, aos 86 anos, o maestro Benito Juarez, regente e diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas durante 25 anos, entre 1975 e 2000. O maestro também fundou o departamento de música e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, além de ministrar aulas de regência na instituição.

A morte de Juarez foi confirmada pelo filho dele, André Juarez, que também é músico. O maestro estava vivendo em uma clínica para idosos na capital paulista. A causa do falecimento não foi divulgada.

Mineiro de Januária, Benito nasceu em 17 de novembro de 1933, e atuou decisivamente na popularização da música clássica no Brasil. Ele também foi um dos fundadores do Coral da USP em 1967, e recebeu vários prêmios ao longo da carreira.

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lamentou a morte do maestro, e destacou a importância dele para a cidade. Jonas lembrou ainda da atuação do maestro no movimento das “Diretas Já”, e destacou um concerto histórico realizado dentro da campanha popular, ocorrida na década de 1980. Foi decretado luto oficial de três dias em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Feirão de Emprego de Campinas oferece mais de 900 vagas nesta sexta-feira, com 250 contratações imediatas

Quadrilha que roubava eletrônicos de ônibus é detida em Monte Mor

Riso que cura: projeto leva arte e acolhimento ao Hospital da PUC-Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.