Ouça ao vivo

Obesidade agrava complicações da covid-19

A obesidade está entre os principais fatores que facilitam as gravidades provocadas pela Covid-19. A afirmação é do professor de medicina da Unicamp, Lício Augusto Velloso, que é também diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da universidade.

Segundo os dados globais de 2016, a alta prevalência da obesidade nos Estados Unidos atinge 36% da população adulta. Já no Brasil, o índice foi de 22%, enquanto que China e Itália aparecem respectivamente com 6% e 19,9%. De acordo com o professor da faculdade de medicina da Unicamp, paralelo ao índice global, atualmente cerca de 40% da população brasileira apresenta sobrepeso.

Ele explica que além da dificuldade de respirar, assim como os diabéticos e hipertensos, os obesos produzem em maior quantidade uma proteína que facilita a entrada do vírus dentro da célula.

Uma pesquisa feita na Universidade Johns Hopkinse, nos Estados Unidos, mostra a prevalência da gravidade da Covid-19 entre a população mais jovem. Os dados preliminares foram publicados na edição de maio da revista médica Lancet.

As evidências, segundo o professor de medicina da Unicamp, têm confirmado a conclusão dos pesquisadores norte americanos de que a obesidade coloca faixas etárias mais jovens em maior risco. Além da adoção de hábitos mais saudáveis, ele recomenda mais cuidados com as medidas de etiqueta sanitária as pessoas que apresentam maior risco para as gravidades provocadas pela Covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.