CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Idosos aprovam volta de isenção nos ônibus

As pessoas com mais de 65 anos que precisam utilizar o transporte coletivo de Campinas aprovaram a volta, nesta segunda-feira, do uso do Bilhete Único do Idoso, que permite o

Idosos aprovam volta de isenção nos ônibus
Foto: Valéria Hein

As pessoas com mais de 65 anos que precisam utilizar o transporte coletivo de Campinas aprovaram a volta, nesta segunda-feira,  do uso do Bilhete Único do Idoso, que permite o acesso gratuito nos coletivos. A decisão não agradou especialistas de saúde do idoso, por causa da preocupação com a transmissão do covid -19, porque os idosos fazem parte do grupo de risco de contrair a forma mais grave da doença.

Mas, diferente do que temiam os especialistas, a medida não estimulou uma corrida dos idosos aos pontos de ônibus e coletivos. Ao contrário, não encontramos  muitos idosos nos pontos de ônibus de avenidas como Francisco Glicério e Campos Salles, por exemplo. Os que estavam utilizando o transporte coletivo alegaram ser por motivo  de necessidade. Beatriz Mesquita tem uma filha que acabou ter ter um bebê e que, portanto, também é do grupo de risco. Por isso, ela prefere  resolver pessoalmente as coisas que precisa e acha que já estava mais do que na hora do passe ser liberado.

Else Lima disse que não tem ninguém para resolver as coisas para ela. Por isso, ela precisa utilizar o ônibus para cumprir  compromissos e resolver problemas. Já, os mais jovens, fora do grupo de risco, que utilizam o transporte coletivo, como Eunice Freitas, demonstraram  preocupação com a liberação do Bilhete Único do Idoso. Apesar da liberação do passe, a recomendação da administração municipal e dos especialistas em saúde do idoso é para que eles utilizem o transporte coletivo somente quando necessário, evitando os horários de pico e atentos  às medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e de álcool em gel.

Conteúdos