Ouça ao vivo

Redução de jornada é solução para crise

A prorrogação da Medida Provisória que permite a redução de jornada e de salários é fundamental para a preservação imediata de empregos durante a crise, segundo o advogado trabalhista Fábio Pejon. Porém o especialista alerta que a medida é paliativa e que todos, governo, empresas e trabalhadores, devem se preparar para as consequências nos próximos meses.

A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 24 e de acordo com o decreto, a redução da jornada e salários pode ser adotada por mais 60 dias. Com isso, as empresas poderão aderir à medida e completar o total de 180 dias, limitados à duração do estado de calamidade pública que segue até 31 de dezembro. Para o advogado Fábio Pejon, a redução de jornada e salários é um mecanismo importante para a preservação dos empregos formais, mas está longe de ser a solução para os problemas econômicos gerados pela pandemia.

Ele explica que o Governo Federal vai prorrogando a medida aos poucos, causando uma incerteza muito grande nas empresas. É uma boa solução, porém ela é paliativa. O que nós estamos vendo é que as empresas estão literalmente perdidas. Não há uma previsibilidade de quando isso pode acabar, de quando o mercado estará realmente reaquecido. Tanto é que o Governo Federal está a conta-gotas prorrogando esses prazos. Tanto a redução da jornada e salários, quanto a suspensão temporária”, afirma.

Vale lembrar que os empregados com contrato de trabalho intermitente terão direito ao benefício emergencial mensal no valor de R$ 600, pelo período adicional de dois meses, contado do encerramento do período total de quatro meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.